UPA 24h de Pederneiras será inaugurada neste dia 29

29/08/2016

Unidade terá capacidade para atender até 200 pacientes por dia e sua gestão ficará a cargo da Fundação Estatal Regional de Saúde (FERSB)

fonte: JC/Bauru

A partir desta segunda-feira (29), às 19h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lara Fernanda Augustini Beltramini passará a oferecer serviços emergenciais de baixa e média complexidade, durante 24 horas, para a população de Pederneiras (26 quilômetros de Bauru).
A gestão da UPA será feita pela Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (FERSB), entidade pública de direito privado, sem fins lucrativos, criada para modernizar o modelo de gestão da saúde pública na região. Assim como nas demais unidades do tipo, os pacientes serão avaliados de acordo com uma classificação de risco.
As cores verde e azul identificarão os usuários com casos menos graves, que não oferecem risco de morte. Já o vermelho e o amarelo classificarão pacientes com quadro de saúde mais urgente. Nesse caso, eles serão encaminhados à Santa Casa de Pederneiras.
“A proposta da UPA é oferecer estabilização e permanência do paciente por, no máximo, 24 horas. É por isso que vamos transferir os casos que necessitarem de internação para o hospital”, conta a secretária municipal de saúde de Pederneiras, Adriana Leandrin.
“Pacientes que precisarem de internação em outras unidades hospitalares também terão as vagas solicitadas pela Santa Casa que, junto ao Sistema de Saúde Pública Estadual, recorrerá ao serviço de regulação”.

Atendimento
Segundo a diretora executiva geral da FERSB, Claudia Sgavioli, mais de 40 empresas médicas foram credenciadas para atender a população na UPA, que tem capacidade para receber, em média, 200 pacientes por dia.
A unidade terá dois médicos plantonistas durante o dia, das 7h às 19h, e outros dois médicos que atenderão no período noturno, das 19h às 7h, além de base descentralizada do SAMU para facilitar o acesso da população.

Estrutura
A UPA está instalada em uma área física de 1.287,31 metros quadrados, na Avenida Bernardino Flora Furlan, nº 1557, no Bairro Bruno Cury. Inicialmente, a unidade contará com 61 funcionários, entre enfermeiros, técnicos, assistente social, farmacêuticos e administrativo, todos contratados pela FERSB através de processo seletivo. A Fundação também firmou parcerias com prestadores de serviços para fazer a limpeza e a vigilância do local.