Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Inclusão de tipo sanguíneo no RG passa a valer


22/06/2016
 
Está autorizada a inclusão de seu tipo sanguíneo no registro geral de identidade (RG) dos moradores do Estado. A medida passou a valer neste mês e pode ajudar a salvar vidas em casos de acidentes ou cirurgias, quando uma resposta rápida é fundamental. 
 
A inclusão do tipo sanguíneo foi anunciada no último dia 6 de junho. Para incluir a informação do documento, o interessado precisa apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. 
 
Também é aceita a carteira oficial de doador de sangue. Uma vez incluída a informação no sistema, não será mais exigida a apresentação de outro laudo em uma futura renovação de RG, mesmo passados mais de dez anos. Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-. 
 
“Tenho um filho de um ano e dois meses que é hemofílico e o trouxe para fazer o RG com o laudo médico para a inclusão do tipo sanguíneo”, declarou Claudia Maria Kalil Waldemarim. “Acredito que essa informação no documento possa ser muito importante em casos em que ele precise de atendimento médico, pois meu filho é hemofílico e necessita de cuidados especiais.” 
 
No entanto, a maior parte dos cidadãos que procuram o Poupatempo desconhece a novidade. Atualmente, os 71 postos do serviço no Estado atendem a cerca de 18 mil pedidos de RG por dia, sendo 4 mil de primeira via e cerca de 14 mil segundas vias. A média mensal este ano está em torno de 130 mil RGs. O percentual dos que pedem a inclusão do tipo sanguíneo no documento ainda está abaixo de 5% do total. Para fazer o RG no Poupatempo, basta agendar o dia e horário pelo aplicativo SP Serviços para celulares e tablets. O agendamento também pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou Disque Poupatempo (0800-772-3633 para telefones fixos ou 11-2930-3650 para ligações de celular).
 
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]