Técnica de enfermagem há 44 anos, jauense recebe homenagem na Assembleia Legislativa

13/05/2016

Profissional que trabalha na Santa Casa de Jaú representa região de Jaú na Sessão Solene do dia 20 de maio realizada por deputados para homenagear a categoria da saúde

Ela cuida de pacientes em hospitais há 44 anos e ainda segue na ativa apesar da aposentadoria e depois de superar um câncer de mama. A técnica de enfermagem Aparecida Coraza Alves, 64 anos, será homenageada no dia 20 de maio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A profissional que trabalha na Santa Casa de Jaú representa a região de Jaú na Sessão Solene realizada por deputados por ocasião do Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, que é celebrado em 12 de maio desde 2004.

Cida Coraza será a representante do Sindicato da Saúde de Jaú e Região no ato para comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A sessão solene é coordenada pelo deputado Rafael Silva anualmente. A sessão homenageia trabalhadores de todas as cidades nas quais os sindicatos da categoria são filiados à Federação Paulista da Saúde. Além da jauense outros 12 trabalhadores também receberão a honraria.

A presidente do Sindicato da Saúde de Jaú, Edna Alves, lembra que o Dia Estadual foi instituído em 2004 e desde então sempre um trabalhador da região de Jaú é indicado para a homenagem. “Os deputados reservam um dia para referenciar aqueles que se dedicam a prevenir e cuidar da saúde da população”, diz ela, lembrando que são cerca de 600 mil os profissionais da saúde no Estado. Em Jaú, desde 2015, lei criou o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde.

Vida dedicada ao próximo - A jauense Cida Coraza nasceu em setembro de 1951. É técnica de enfermagem e sócia do Sindicato da Saúde desde 1978, tendo participado da fundação da entidade, quando ainda era uma associação. Além de ajudar a mobilizar a categoria em busca de seus direitos, Cida ajudou nas greves ocorridas na cidade. Integrou a diretoria, foi conselheira fiscal e, recentemente, foi eleita para mais um mandato como diretora da entidade.

“Participei de greves, fizemos movimento na porta dos hospitais”, lembra, feliz por ter obtido conquistas – entre elas a cesta básica. O trabalhador da saúde da base territorial tem direito à cesta básica há quase 30 anos, graças ao pioneirismo dos sindicalistas. Cida diz que o trabalho da técnica mudou pouco ao longo do tempo e que o principal fundamento do profissional é tratar o paciente com respeito. Conta que já trabalhou em todos os setores num hospital, exceto a UTI Infantil.

“Desde o início do meu trabalho sempre trabalhei à noite. Antes, entrava às 22h e saía às 6h. Agora faço a jornada 12 x 36”, diz Cida, falando que assim conseguiu conciliar o emprego, a vida familiar e os filhos. Hoje, trabalha no setor de internação particular na Santa Casa de Jaú.

“Meu primeiro emprego foi na Santa Casa de Jaú. Entrei nesse hospital em janeiro de 1972, trabalhei muitos anos e saí para ser técnica no Hospital Amaral Carvalho, onde fiquei por 16 anos. Voltei para a Santa Casa, onde me aposentei há 17 anos e continuo lá até hoje”, conta Cida. Sobre estar há mais de quatro décadas lidando com pacientes, ela diz que se voltasse no tempo escolheria a mesma profissão novamente.

Em relação à homenagem que vai receber Cida é só alegria. “Nossa senhora! É muito gratificante. É uma honra para mim e para toda a família.” Além de dirigentes do sindicato, ela será acompanhada na homenagem em São Paulo no dia 20 de maio por familiares: o esposo Antonio, as filhas Emirene e Larissa, o neto João Pedro (5 anos, filho de Larissa), o irmão João Carlos e o genro Fernando.

Homenageados de Jaú e Região na Alesp
2008 - Maria de Lourdes Raminelli Guarnieri
2009 - Simone Cristina Antunes
2010 - Maria do Espírito Santo Costa