Santa Casa faz capacitação da Rede Cegonha para colaboradoras da maternidade

05/04/2016

Dando sequência nas atividades da Rede Cegonha, a coordenação de enfermagem e o Gestar da Santa Casa de Jahu capacitaram enfermeiras e demais colaboradoras da maternidade da Santa Casa na assistência das gestantes, puérperas e ao recém-nascidos. O curso, em que foram usados vídeos explicativos, aconteceu entre os dias 09 a 12 de março, com 90% de presença das funcionárias.

A Santa Casa de Jahu está inserida na Rede Cegonha, que é um programa do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e, por fim, sistema logístico, que refere-se ao transporte sanitário e regulação. A intenção da coordenação de enfermagem é disseminar estes conhecimentos da Rede Cegonha para todos os setores do hospital.