Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Riscos do uso de jaleco nas ruas


28/03/2016

O jaleco deveria ser um acessório de utilização exclusiva nas unidades de saúde. Apesar disso, nas ruas, bares e restaurantes próximos aos hospitais o que mais se vê são médicos e enfermeiros desfilando com a vestimenta de trabalho. A prática facilita o transporte de micro-organismos, levando bactérias diferenciadas para o meio externo.

A questão ainda não é um consenso entre os profissionais da saúde, mas é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que o uso do jaleco seja restrito ao local de trabalho. A médica infectologista Terezinha Leão explica que o avental serve justamente para proteger o profissional, do ambiente insalubre que é o hospital. Ali estão bactérias multirresistentes, isto é, que poucos antibióticos funcionam contra elas e que são muito mais raras na comunidade: 

- A fim de preservar o bem-estar do profissional é que ele veste um jaleco enquanto está sob risco de se expor a esses germes. Saindo do hospital, o avental deve ser rapidamente guardado em um saco plástico de preferência, para evitar que suje e que outras pessoas menos avisadas possam se expor a um risco desnecessário, entrando em contato com essa flora bacteriana hospitalar.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o risco de infecções transmitidas por bactérias nos jalecos é muito maior no sentido do hospital para a comunidade. Mesmo assim, não há uma higienização específica e adequada nos aventais. "Cada um leva o seu para casa e lava como bem entender. Não é rotina que os jalecos de trabalho sejam limpos nos hospitais, onde eles seriam desinfetados corretamente.", conta.

Os germes são uma ameaça principalmente para pessoas que tomam antibióticos demais e passam a ser colonizadas por uma flora diferente, mais resistente aos remédios comuns. "Não sei se é do conhecimento de todos, mas já existe nos hospitais bactérias resistentes a todos os antibióticos do mercado. Havendo uma infecção, voltamos à era pré-penicilina, onde se tratava as pessoas com colutórios, bismuto, chás medicinais e outras panacéias.", acrescenta Terezinha Leão.

Todas as pessoas são colonizadas por uma flora normal de bactérias seja na pele, na garganta ou no intestino, que não traz danos quando em estado de equilíbrio. O perigo é que os jalecos levam germes que já aprenderam a ser mais resistentes para indivíduos que ainda não estão doentes. "A partir desse contato, se por algum motivo a pessoa depois precisar se internar em um hospital, fazer alguma cirurgia, tratamento dentário ou se tiver alguma infecção banal, o tratamento pode não ser tão simples assim. A infecção tende a ser bem mais grave.", alerta a doutora.

Para a médica, a justificativa da utilização indevida da vestimenta deve-se muitas vezes à pressa, pois os profissionais estão sempre correndo de um emprego para o outro e não têm tempo de tirar o avental. "Por exemplo, aqui em Curitiba, onde eu trabalho, é muito por frio. Você tira o casaco e coloca o jaleco para trabalhar e fica bem quentinho, tirar o jaleco para fazer o lanche na esquina é incômodo. Os motivos são os mais diversos, mas nada justifica a falta de higiene.", afirma.

Uma das maiores dificuldades do controle das infecções hospitalares é convencer a todos da importância de medidas simples como a limpeza das mãos e os cuidados com o uniforme na prevenção de doenças graves. A infectologista, que trabalha há 25 anos com o treinamento de profissionais da saúde, tenta conscientizar os companheiros da necessidade da higienização. "Sempre escapa um, que não ouviu direito a aula, ou que não se convenceu da importância dessa medida básica. É importante lembrar que a corrente tem a força no seu elo mais fraco, basta apenas um romper a corrente, que se quebra a cadeia do controle das infecções hospitalares.", diz.

Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro são alguns estados que já proibiram o uso dos jalecos fora do ambiente hospitalar e quem infringir a norma tem que pagar uma multa em dinheiro. Projetos de lei neste sentido existem também no estado de São Paulo e na Bahia. "Não fui eu que inventei a lei, mas achei bem boa. Creio que agora que há multa por sair com os aventais para a rua, talvez as pessoas percebam o tamanho da importância desta medida.", conclui a médica.

Por Thais Padua, Rio de Janeiro.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]