Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

JC de Bauru noticia fechamento do Hospital São Camilo de Igaraçu


22/01/2016

Fonte: Jornal da Cidade/Bauru e foto de Jornal Mirante/Igaraçu 

Desde essa quinta-feira (21), a população de Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru) não conta mais com hospital no município para atendimentos ambulatoriais e realização de exames simples, como de sangue e raio-X. Após 33 anos em atividade, o Hospital e Maternidade São Camilo, que é particular, mas realizava 95% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), fechou as portas alegando insuficiência de recursos e fim do contrato com prefeitura para gestão da verba.

O hospital tinha cerca de 25 funcionários e recebia do Ministério da Saúde R$ 70,8 mil por mês por procedimentos médicos realizados. O extinto convênio com o município previa que Fundo Nacional de Saúde (FNS) repassasse a verba à prefeitura e esta, por sua vez, fizesse a transferência para o São Camilo.

Em carta aberta à população, o diretor e proprietário do hospital, o médico Osmar Nahás, reclamou que esses valores não sofrem reajuste há nove anos. “Isso sem falar nas inúmeras vezes que só conseguimos receber após verdadeiro caminho de súplicas e insistências”, declarou.

Ele também criticou a falta de repasse de verba municipal ao hospital. “A bem da verdade, cumpre esclarecer e rebater que as alegações da municipalidade não se sustentam quando alega que não tem verba para ajudar o hospital porque não recebe apesar de solicitar ajuda do governo federal”, diz.

“Parece que a prefeitura prefere repassar verba à cidade de Barra Bonita, direcionada ao Hospital São José, para que realize o atendimento aos pacientes de Igaraçu para partos, cesáreas e outros atendimentos. Faz sentido tal procedimento? Será que o mais sensato não seria propiciar condições e atenção ao único hospital que temos em Igaraçu do Tietê?”.

Outro lado

Em ofício encaminhado a Nahás, o prefeito de Igaraçu do Tietê, Carlos Alberto Varasquim (PMDB), o Bucho, disse que o novo contrato para repasse da verba do SUS ao hospital está pronto, aguardando a assinatura do hospital. Ele ressaltou que todos os procedimentos feitos pelo São Camilo são pagos com verba do SUS.

“Vale destacar que, desde o início da contratação até o presente momento, esses pagamentos vêm sendo realizados pela municipalidade rigorosamente em dia, e na exata proporção dos serviços prestados e comprovados pelo hospital durante o período da contratação”, declara.

O chefe do Executivo afirmou ainda que, por duas vezes, quando houve atraso no repasse da verba federal, antecipou o pagamento ao hospital com recursos próprios. Durante toda a tarde, o JC tentou ouvir o secretário de Saúde, Marcelo José Olivato, mas ele não atendeu a reportagem. O diretor do Hospital São Camilo não foi localizado para falar sobre o assunto.

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]