Lacre de obelisco no Amaral Carvalho reúne aproximadamente 200 pessoas

12/01/2016

Diretores, médicos, funcionários, voluntários e pacientes prestigiaram a cerimônia de lacre do obelisco em homenagem ao centenário do Hospital Amaral Carvalho, nesta tarde. Aproximadamente 200 pessoas testemunharam a construção do monumento que deverá ser aberto daqui a 100 anos.
O Presidente da instituição, doutor Alcindo Storti, que teve a iniciativa de criar o marco, emocionou com seu discurso. “Meu pai trabalhou aqui por mais de 25 anos. Vendo esse tronco preservado (onde está o obelisco), me lembro que, quando garotinho, comi muitos tamarindos desse pé. Isso aqui faz parte de mais de 60 anos da minha vida. Jamais pensei que conseguiríamos essa realização, tantos anos depois. Realmente, é algo extraordinário”, disse.
O Superintendente Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro ressaltou o compromisso do Amaral Carvalho com a vontade dos instituidores de manter atendimento cada vez melhor àqueles que precisam. “Agradecemos a todas as equipes, muito competentes e que contribuem com a evolução desta entidade”.
O diretor leu uma carta que foi depositada no obelisco, falando sobre o trabalho desenvolvido pelo hospital às gerações futuras, com o apelo de que deem continuidade. “Enquanto estivermos aqui, vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da instituição. Nosso desejo é que o Hospital Amaral Carvalho continue como referência em saúde e bem-estar para o Brasil e, no futuro, esperamos que, assim como nós, aqueles que estiverem no comando da instituição quando essa carta for lida, também se orgulhem de estar celebrando mais um século do Amaral Carvalho”, constava em um trecho.
A coordenadora do Espaço Cultural Amaral Carvalho, Rachel Cesarino de Moraes Navarro, que selecionou e cuidou pessoalmente do acervo depositado no obelisco, contou um pouco da história do hospital e seus fundadores. “Os inúmeros casos de sucesso no tratamento e apoio aos pacientes do agora, Hospital do Câncer de Jaú, nos inscrevem entre as melhores e mais conceituadas instituições do setor. A preocupação e a visão de futuro trazidas pelo dr. Carvalho, fizeram-nos referência nas ações clínicas e no fortalecimento da autoestima de todos os que nos procuram. As atividades sociais e culturais visam, sobremaneira, manter vivas as esperanças e certezas, de que momentos melhores e de saúde são possíveis”, afirmou.
No monumento, foram depositados documentos como atas de reuniões da diretoria, listas com nomes de funcionários, conselheiros, corpo clínico e diretores do hospital, notícias e fotografias de algumas das principais atividades realizadas em 2015, exemplares de jornais, folders, vídeos institucionais, selo comemorativo do centenário e uma réplica do Ursinho Elo, projeto de humanização da ala pediátrica.