Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Médicos e enfermeiros da Santa Casa receberam curso internacional de trauma


16/12/2015

 

 

A Santa casa de Jahu, em parceria com a Santa Casa de São Paulo, proporcionou a realização do curso de ATLS para médicos e ATCN para enfermeiros, de técnicas avançadas em suporte de trauma. Equipe composta por 14 profissionais, entre médicos e enfermeiros, veio de São Paulo para ministrar o curso, que foi realizado nos dias 12 e 13, na Escola Dr. Domingos de Magalhães.

A Santa Casa de Jahu, reconhecendo a importância da capacitação, custeou todas as inscrições dos enfermeiros, além de bancar a logística de transporte e hospedagem da equipe da Santa Casa de São Paulo, como também ofereceu almoço nos dois dias de curso para todos os participantes.

Os Programas oficiais ATLS (sigla em inglês: Advanced Trauma Life Suport) e ATCN (sigla em inglês: Advanced Trauma Care for Nurses) possuem grande credibilidade, sendo hoje considerados pré-requisitos para o exercício de atendimento ao trauma e emergência, por inúmeras instituições públicas e privadas, que requerem do profissional não só sua certificação como sua constante atualização junto ao Programa. A certificação do curso é feita pelo Colégio Americano de Cirurgiões de Traumatologia, sendo referência mundial.

A qualificação teve carga horária de aproximadamente 20 horas, divididas em dois dias e abordou temas como avaliação e atendimento iniciais, vias aéreas e ventilação, choque, traumas torácico, abdominal, craniencefálico, raquimedular, lesões provocadas por queimaduras e frio, trauma na criança, no idoso, na mulher e transferência para tratamento definitivo. Cada tema foi desenvolvido através de exposições teóricas, atividades práticas em manequins, animais de laboratório e manequins humanos treinados. Todos os participantes passaram por avaliações teóricas e práticas, tendo bom aproveitamento dos ensinamentos passados.

A realização dos cursos foi proposta pelo Diretor Técnico do Corpo Clínico da Santa Casa, Dr. João Carlos Miranda de Almeida Prado e recebeu total apoio da Mesa Diretora e Gerência Administrativa. A Santa Casa também proporcionou toda a infraestrutura, com a disponibilidade de dos insumos necessários para as atividades, além do trabalho da equipe de coordenação de enfermagem na organização.

Para a Provedoria da Santa Casa, esse curso qualifica o atendimento prestado no hospital. “É um investimento na melhora da qualidade do atendimento. Capacitamos nossos profissionais médicos e enfermeiros com um treinamento avançado e de referência mundial”, destacou o provedor Alcides Bernardi Júnior.

Ao todo foram capacitados em ATLS 14 médicos e em ATCN 16 enfermeiros.

 

Assessoria de Comunicação

Santa Casa de Jahu

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]