Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Workshop sobre Central de Material - Normatizações aplicáveis à RDC 15


08/12/2015

 

Workshop abordou normas de esterilização na Santa Casa

Seguindo a premissa de oferecer capacitação e aprimoramento aos seus colaboradores, a Santa Casa de Jahu realizou no último dia 03, o workshop sobre Central de Material, ¨Normatizações aplicáveis à RDC 15¨, ministrado pela enfermeira Helen Cristina Favaron, consultora da 3M do Brasil, especialista em CCIH – Cursos de Controle de Infecção Hospitalar e Gerenciamento Hospitalar.

O treinamento, realizado no Espaço Cultural da Santa Casa, foi direcionado para os técnicos, auxiliares e enfermeiros do Centro de Material e Esterilização (CME) e do Centro Cirúrgico. Helen Cristina abordou o histórico do Centro de Material e Esterilização até a implantação da RDC 15, em Março de 2012, que regulamenta os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde. Foi abordada a importância da pré-limpeza dentro do centro cirúrgico, para evitar a formação do biofilme. O fluxograma de todas as atividades envolvidas no CME e sua importância para evitar infecções do sítio cirúrgico também foram destacados.

A Consultora da 3M do Brasil fez descrição minuciosa da relevância da limpeza no CME por se tratar de uma etapa fundamental para o processo, detalhou sobre cada tipo de indicadores de monitoramento de limpeza manual e automatizada, com a finalidade de diminuir os micro-organismos e apresentou definições de artigos críticos, semicríticos e não-críticos.

“A enfermeira Helen destacou a importância de se realizar protocolos para todas as práticas realizadas dentro do CME, que o trabalho em equipe é fundamental e os treinamentos constantes da equipe para que os riscos de infecções se tornem cada vez menores e a busca pela excelência sejam priorizados nos processos do CME”, enfatizou a Enfermeira da Santa Casa Renata Alponte, da CME, uma das organizadoras do evento.

 

Assessoria de Comunicação

Santa Casa de Jahu

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]