Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sindicato da Saúde de Jaú e Federação discutem financiamento e gestão da saúde no Encontro Paulista da Saúde


10/11/2015

 

Reunião ocorre de 11 a 14 de novembro, envolve palestrantes e especialistas e tem o objetivo de aprofundar estudos e formas de garantir avanços na destinação dos recursos públicos

O Sindicato dos trabalhadores da Saúde de Jaú e Região e as demais entidades do Estado filiadas à Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo participam de encontro com o objetivo de discutir o tema “Financiamento e gestão em saúde”. Delegação de Jaú, que inclui a presidente da base de Jaú, Edna Alves, estará de 11 a 14 de novembro em Praia Grande para participar do 17º Encontro Paulista da Saúde e o 9º Encontro dos Advogados da Área da Saúde.

O objetivo do encontro entre trabalhadores e sindicalistas da área é aprofundar os estudos e as formas de garantir avanços na destinação de recursos públicos para atividades essenciais ao bem-estar da população. O encontro conta com programação diversificada a ser debatida por trabalhadores e sindicalistas. Edna Alves destaca que os debates são oportunos e envolvem especialistas que podem contribuir muito com sugestões em benefício da população.

De acordo com o presidente da federação paulista da saúde, Edison Laércio de Oliveira, num cenário político e social crítico como o que está vivendo o Brasil, com uma economia em crise que provocou corte de recursos para a tão precária área da saúde, o governo precisa adotar novos critérios que priorizem a destinação de recursos públicos em atividades essenciais ao bem-estar da população.

“Garantir mais recursos para saúde exige várias ações do governo federal, como garantir a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde, como demanda o projeto original da Emenda Constitucional 29, e ações efetivas na melhoria da qualidade de gerenciamento dos recursos do setor”, diz Edison Laércio de Oliveira.

Aprofundar o estudo e as formas de garantir estes avanços são os objetivos do 17º Encontro Paulista da Saúde. “Queremos dar nossa contribuição para o aprimoramento do atendimento em saúde no Brasil, criando uma sólida base que é representada pelos trabalhadores da saúde que precisam e devem ser respeitados e valorizados, pois são eles que sustentam a saúde da população. Esta é a nossa missão”, destaca Edison Oliveira.

Palestrantes/especialistas - Entre os palestrantes estão o Prof. Dr. Rubens Baptista Junior, consultor em Gestão Estratégica, Saúde, Educação e Comunicações;Teresa Amorim, fundadora e diretora geral do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia e palestrante motivacional; Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado São Paulo; Canindé Pegado, secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

E ainda: Koshiro Otani, médico do trabalho Robson Spinelli Gomes, diretor técnico da Fundacentro; Ronaldo Lira, procurador regional do Trabalho; Ademir Camilo (PROS), deputado federal; Neuriberg Dias, assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP); José Roberto Sodero Victório, advogado, pós-doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Salerno (Itália); e Luiz Fernando Rosa, economista, técnico do Dieese na Subseção da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Também estão convidados representantes das federações da Saúde do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo e delegações de trabalhadores da saúde de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pará.

 

Programação:

Dia 11 - Abertura

19h30 - A influência da conjuntura política e econômica e sua repercussão na empregabilidade na área de saúde
Palestrante: Prof. Dr. Rubens Baptista Junior - consultor em Gestão Estratégica, Saúde, Educação e Comunicações; professor no MBA Executivo em Saúde da FGV e da Escola de Educação Permanente do HC FM-USP; médico especialista em Administração em Saúde pelo PROAHSA e em Medicina Preventiva e Social pela FM-USP; bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - FD-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP e jornalista.

22 horas - Coquetel de boas-vindas

 

Dia 12 

8h30 - Como manter a motivação em tempos de crise 
Palestrante:
 Teresa Amorim - fundadora e diretora geral do Instituto Carioca de Gestalt-Terapia, psicóloga e palestrante motivacional

10h15 - Coffee break

10h30 - Participação política da categoria da saúde nas esferas de poder de decisão no País

Palestrante: Luiz Carlos Motta – presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado São Paulo 

13 horas - Almoço

14h30 - Mesa de debates sobre a Organização e fortalecimento das instituições sindicais no cenário nacional

Convidados: 
- Federações dos Trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo 
- Delegações de trabalhadores da saúde de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pará 
Canindé Pegado - secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

 

Dia 13 

8h30 - Saúde e segurança no ambiente de trabalho

Palestrantes:
Koshiro Otani - médico do trabalho
Robson Spinelli Gomes - diretor técnico da Fundacentro
Ronaldo Lira - procurador regional do Trabalho

10h30 - Coffee break

10h45

Tema: Ações políticas que garantam as aspirações dos profissionais da saúde no Brasil
- Reforma sindical
- Fim da terceirização na área da saúde
- Aprovação do salário profissional na área da saúde
- Aprovação da jornada de 30 horas
- Prorrogação da jornada em atividades insalubres (Portaria 702/2015)

Palestrantes:
Ademir Camilo - deputado federal (PROS)
Neuriberg Dias - assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)

13 horas - Almoço

14h30 - Negociação sindical em tempos de crise

 Palestrantes:
José Roberto Sodero Victório - advogado, pós-doutor em Bioética, Saúde, Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade de Salerno (Itália), especialista em Direito e Processo do Trabalho e conselheiro federal do Instituto Avançado de Pesquisas Educacionais (IAPE)
Luiz Fernando Rosa - economista, técnico do Dieese na Subseção da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo
- Balanço do Encontro Paulista da Saúde de 2014
- Aprovação da Carta de São Paulo
- Certificação e fotos das delegações

 

Dia 14

9º Encontro dos Advogados da Área da Saúde

8h30 - Projeto de renovação das negociações coletivas na área da saúde
- Unificação da data-base
- Pauta de Reivindicações unificada

12 horas - Almoço de encerramento 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: [email protected]