Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir da próxima segunda-feira (04/05), a campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, os postos de saúde fixos ficarão abertos das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, até o dia 22 de maio. “Neste ano, o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe, com postos fixos, será realizado no dia 09 de maio. Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h. A possibilidade de providenciar posto volante na Praça da República (Jardim de Baixo) é avaliada”.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a campanha pretende vacinar 31.729 jauenses – o número corresponde à meta de 80% das 39.661 pessoas que formam o público-alvo da campanha.

O público-alvo da vacina abrange crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, pessoas com comorbidades como obesidade mórbida, diabete, cardiopatia, pneumopatia e imunossuprimidos, profissionais de saúde, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

A vacina protege contra três tipos da influenza: a H1N1 (que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009), a H3N2 e B.