Prefeitura de Jahu inicia campanha de vacinação contra raiva. Veja o calendário

A Prefeitura de Jahu, por meio da Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Secretaria de Saúde, inicia no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos.

Segundo a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica, Daniela Midori Satake, embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta a população a vacinar seu animal de estimação anualmente, pois, além de obrigatória por lei, a vacinação é de suma importância para garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por conseqüência, para a população humana. “A raiva acomete o sistema nervoso central, causando uma encefalite, levando os animais e o homem à morte em 100% dos casos. O único meio de evitarmos o risco de transmissão para o ser humano é através da vacinação”, reforça.

Ainda conforme Daniela, todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra raiva todos os anos. “As orientações para a campanha de vacinação é que os proprietários de cães utilizem sempre coleiras, guias e focinheiras. Já os gatos deverão ser transportados com segurança em caixas de transporte. Todos deverão ser conduzidos por um adulto responsável munido da carteira de vacinação do animal. Devemos ter atenção apenas com animais que estejam doentes ou em tratamento”.

De acordo com a Vigilância Sanitária, em 2013 cerca de oitenta e seis casos de acidentes com cães foram notificados pela rede hospitalar pública por mordedura de cães e gatos. Em média, somente 10% dos casos notificados de agressão são encaminhados para tratamento em função dos serviços de vigilância, observação domiciliar e remoção do animal para o canil do Centro de Controle de Zoonoses. Em 2014, já são 17 atendimentos realizados (até maio).

A meta para 2014 é vacinar 13.801 cães e 2.658 gatos.

A relação dos postos de vacinação estará disponível nos postos de saúde, nos ônibus circulares, nas escolas da rede municipal de ensino e no site da Prefeitura de Jahu (www.jau.sp.gov.br).

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 3602-3777 ou com a Clínica Veterinária Municipal pelo telefone 3621-3318 das 7h às 11h e 13h às 17h.