Saúde privada paulista abre 3.243 novas vagas em agosto

Saldo do emprego em 12 meses cresce pela primeira vez no ano

A Subseção Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo do DIEESE divulgou mais um Boletim TRABALHO NA SAÚDE, com data de outubro de 2013. “O Boletim aborda o comportamento do mercado de trabalho no setor de saúde privada e filantrópica, mediante análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED-MTE. São apresentadas informações relevantes como número de novas vagas, valor médio do salário de admissão, massa salarial e estoque de profissionais por unidade da federação e por base sindical”, informa Luiz Fernando Alves Rosa, economista-técnico da Federação no DIEESE.

Em agosto, o setor de saúde privada do estado de São Paulo foi capaz de gerar um saldo de 3.243 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Este resultado indica um crescimento de 16,5% na comparação com julho. Na comparação anual, com agosto de 2012, o resultado também é favorável,  um  aumento de 40,3%. Estes resultados  interrompem uma série de resultados negativos divulgados por este  boletim  nas últimas edições, dando indicações de uma possível recuperação do ritmo de geração de novos empregos. Entretanto, é preciso aguardar os resultados dos próximos meses para verificar se esta previsão se confirma.

A maior parte das novas vagas, de agosto, 42,5%, foi criada na capital, num total de 1.377 novos postos de trabalho. Por outro lado, o município de Carapicuíba registrou o pior desempenho do saldo do emprego, fechando 34 postos de trabalho. De janeiro a  agosto  de 2013,  a  saúde privada paulista  acumula saldo de  20.164  novos postos de trabalho.  Em 12 meses, o saldo é de  25.539 novas vagas, 3,8%  a  mais do  que o resultado dos 12 meses  findos em  julho. Esta é a primeira vez no ano em que a comparação do resultado de 12 meses apresenta resultado positivo.

Em  agosto,  de  18 bases sindicais acompanhadas,  apenas  o SINSAÚDE Ribeiro Preto apresentou  retração do emprego  formal  com o fechamento de 13 postos de trabalho. O melhor resultado foi observado na base do SINSAÚDE São Paulo, correspondendo a 1.536 novas vagas. Dentre os sindicatos filiados à Federação da Saúde, o resultado mais favorável foi apurado na base  do Sindicato da Saúde de Sorocaba, um acréscimo de 459 novas vagas.

Os 3.243 novos postos de trabalho formal abertos, na  saúde privada paulista, em agosto, constituem apenas o quarto melhor resultado já registrado para um mês de agosto, ficando atrás do  resultado de agosto de 2008, 2009 e 2010. No conjunto do país, o resultado é semelhante, as 9.268 novas vagas, compõem o quarto melhor resultado da série, com início em 2007, ficando abaixo do resultado de agosto de 2008, 2009 e 2010.

Em agosto, o saldo do emprego na saúde privada acumulado em 12 meses significou a geração de 25.539 novas vagas. Houve, portanto, um crescimento de 3,8% no número de novas vagas na comparação com o resultado de julho. Este é o primeiro resultado positivo para este tipo de comparação no ano, após  oito  quedas  consecutivas.  Na  comparação com  agosto  de 2012, entretanto, o resultado é ainda desfavorável, uma queda da ordem de 25%.

No  conjunto  do  país,  o  saldo  do  emprego  em  12 meses,  findos  em  agosto,  foi  de  80.220 novas vagas. Ao contrário do que ocorreu no estado de São Paulo, no conjunto do país houve uma leve queda de 2,0% na comparação com  julho. Na comparação com agosto de 2012, a queda do número de novas vagas é de 19,3%.

O PANORAMA GERAL ESTÁ NO NOSSO SITE, NO MENU "DIEESE"