Presidente de hospital São José de Barra Bonita renuncia ao cargo

Pressão de médicos e conflitos com a atual administração podem ter motivado saída FONTE: Lilian Grasiela - Jornal da Cidade / Bauru

O presidente da Diretoria Executiva da Associação do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita, João Fernando de Jesus Pereira, anunciou ontem a sua saída do cargo. Ele alegou motivos pessoais para a renúncia, que pode ter sido motivada por pressões de médicos e falta de entendimento com a atual administração. O novo presidente será Antônio José Alponti, que chegou a ocupar o cargo durante licença de 60 dias do titular.

Na carta endereçada ao presidente do Conselho Deliberativo do hospital, Antônio Morsoletto Neto, Pereira reforça o caráter irrevogável da sua decisão e diz que, no momento, quer cuidar da saúde e voltar a se dedicar à esposa e às filhas. “Esclareço que os motivos que me levaram a renunciar ao cargo são estritamente pessoais e que continuarei ajudando a entidade de outras maneiras sempre que possível”, afirma.

Ele agradeceu funcionários do Hospital São José, população e deputados estaduais e federais pelo apoio durante sua gestão de 1 ano e 4 meses na presidência e ressaltou que, mesmo com dificuldades financeiras, operacionais e políticas, conquistou R$ 806.548,00 em convênios liberados e cerca de R$ 350 mil em doações por meio da Nota Fiscal Paulista e de ações de telemarketing, além de toneladas de alimentos.

“Tais valores serviram para custeio, aquisição de equipamentos, material de consumo, aquisição de veículos (ambulância Mercedes-Benz e um Voyage) e pagamento de médicos”, explica. Até o final do ano, segundo Pereira, o hospital poderá atingir mais de R$ 3 milhões em convênios. Ele também destacou as campanhas feitas por voluntários, empresários, imprensa, escolas e igrejas para ajudar a entidade. De acordo com o ex-presidente, Estado e União também estão analisando a formalização de um convênio no valor de R$ 2.196.000,00 para reformas do Centro Cirúrgico e Maternidade, substituição de toda a parte elétrica do hospital, aquisição de equipamentos, mobiliários e materiais hospitalares e construção de Centro Obstétrico.

“Estou renunciando, por definitivo, à presidência da diretoria executiva do Hospital e Maternidade São José de cabeça erguida e a sensação de dever cumprido. É claro que o hospital ainda não atingiu as metas traçadas por nossa gestão para ser o hospital dos nossos sonhos. Mas afirmo com todas as letras que estou deixando a entidade muito melhor do que quando assumimos”, declarou.

Pressão
Em janeiro deste ano, João Fernando de Jesus Pereira, fiscal da prefeitura de Barra Bonita e que atuava como vice-presidente da Casa da Criança, procurou a delegacia para denunciar que teria sido ofendido com termos racistas e agredido com socos, chutes e cintadas pelo pai do atual prefeito em frente ao prédio do Executivo.

Um dia antes, o município tinha publicado decreto de intervenção na Casa da Criança, medida que foi revertida posteriormente na Justiça. Na ocasião, Pereira revelou ao JC que vinha sofrendo “pressão muito grande para deixar a entidade”. Em fevereiro, médicos do hospital chegaram a pedir o afastamento dele.