Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos
   Aviso Prévio
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro de Vida
   Sindicato Forte
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Morre Pedro Tolentino, companheiro da Federação da Saúde


Sindicalista especialista na norma NR-32 teve atuação importante na região e realizou muitas palestras em defesa da saúde do trabalhador

Morreu neste domingo (22/03) o sindicalista Pedro Alberto Tolentino, 55 anos, uma das principais lideranças da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo. Tolentino era de Marília e ocupou cargos na diretoria da Federação e do Sinsaúde de Campinas. Também era profundo conhecedor das normas de segurança da saúde do trabalhador.

O velório ocorre no Velório Municipal de Marília, na Avenida Rio Branco (perto da Unimar). O sepultamento será nesta segunda-feira, na cidade de Garça, em horário a ser definido. Ele foi um dos responsáveis por escrever a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que estabelece regras para a segurança do profissional da saúde em ambiente hospitalar.

A presidente do Sindsaúde de Jaú e Região, Edna Alves, lamenta a morte do companheiro. “O que o Pedro Tolentino fez pela categoria em nossa região não tem comparação”, disse ela, citando as inúmeras palestras proferidas por ele na elaboração da NR32 e depois, com a norma em vigor. Uma delas ocorreu no auditório do CIESP em outubro de 2012.

Uma das últimas ações de Pedro Tolentino na região de Jaú foi em fevereiro de 2013. Ele proferiu palestra a a funcionários do Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, abordando a importância de ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). “Num hospital os riscos de acidentes e doenças estão em todos os lugares. É uma mini-usina de problemas”, alertava o especialista, citando riscos a que o profissional está sujeito: mecânicos, químicos, biológicos, trabalho em ambientes confinados e na altura, entre outros (LEIA NOTÍCIA NO SITE DO SINDICATO - http://www.sindsaudejau.com.br/manchete_ambiente.php)

Entre as várias atribuições ligadas ao sindicalismo, Pedro Alberto Tolentino, foi diretor de assuntos parlamentares e diretor de Comunicação da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, foi membro da Comissão Tripartite Permanente Nacional CTPN da NR-32 e secretário geral do Sindicato da Saúde de Campinas.

O ideal é termos um ambiente em que o trabalhador da saúde não adoeça. Não é natural adoecer no ambiente de trabalho”

Pedro Alberto Tolentino, em Lençóis Paulista (SP), 18/03/2013

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sebastião Ribeiro, 501 - CEP 17.201-180 - Centro - Jaú / SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br