Médicos ameaçam paralisar atendimento em Barra Bonita

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

Onze médicos que fazem parte do corpo clínico do Hospital e Maternidade São José, de Barra Bonita, encaminharam ofício à direção da unidade, às prefeituras de Barra Bonita e de Igaraçu do Tietê, e ao Ministério Público (MP) para informar que podem interromper o atendimento no pronto-socorro (PS) a partir de 11 de agosto.
No documento, os profissionais alegam "problemas técnicos e administrativos". O Comércio entrou em contato por telefone com o diretor clínico da instituição, Francisco Reinaldo de Souza, mas ele alegou que não poderia atender à reportagem por telefone. Recentemente o plantão médico da unidade ficou sem atendimento por um dia (leia texto).
O diretor administrativo do hospital, José Maria Capelasso, diz que os apontamentos feitos no documento sobre problemas técnicos e administrativos não estão claros. O intuito do dirigente é reunir as partes envolvidas para discutir o assunto.
Capelasso comenta que existem algumas pendências financeiras com relação aos médicos. O valor referente a novembro do ano passado para pagamento dos plantonistas totaliza R$ 110 mil. O montante de junho deste ano é de R$ 205 mil e diz respeito aos plantonistas e também aos médicos que ficam de sobreaviso (plantão a distância).
Mensalmente, a prefeitura de Barra Bonita repassa R$ 250 mil à manutenção do pronto-socorro do Hospital São José. O Executivo faz também repasse de R$ 75 mil a título de subvenção. A prefeitura de Igaraçu do Tietê destina R$ 98 mil ao PS. Capelasso comenta que mensalmente R$ 205 mil em valores brutos são destinados ao pagamento de médicos plantonistas.

Unidade própria

A prefeitura de Barra Bonita, por meio da assessoria de imprensa, relata que não recebeu o ofício encaminhado pelos médicos. A administração municipal cita que faz o repasse mensal à instituição em dia e que está à disposição para discutir o assunto.
O secretário de Saúde de Igaraçu do Tietê, Marcelo José Olivato, informa que recebeu o documento anteontem, mas que não havia tratado do conteúdo com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Varasquim (PMDB). “Ficamos surpresos com o ofício encaminhado pelos médicos”, comenta.
De acordo com Olivato, a direção do hospital teria afirmado que os repasses feitos pelas prefeituras de Barra Bonita e de Igaraçu do Tietê seriam suficientes para custear a manutenção do pronto-socorro. O secretário adianta que o Executivo pretende construir unidade própria no município para o atendimento de casos de urgência e emergência. (Alcir Zago)