Jaú é pré-escolhida para ter curso de medicina

Está nas principais agências de notícias e também no perfil do prefeito Rafael Agostini no Facebook: Jaú está na lista das cidades escolhidas previamente para receber curso de medicina do governo federal. Boa notícia. Semana passada, uma comitiva de Jaú esteve em Brasília para oficializar a candidatura. Agora, restam mais duas etapas para definir se Jaú ganha de fato ou não a faculdade. Há quem garanta que sim: Jaú estaria na cota de um dos líderes do PT no Estado de São Paulo. Ao menos é o que se ouve por aí. Das dez faculdades prometidas a ele pela presidente Dilma, uma ele teria reservado a Jaú. Vamos torcer!

VEJA PUBLICAÇÃO DA RAFAEL AGOSTINI EM SEU FACEBOOK
O Diário Oficial da União de hoje traz hoje a boa notícia que conseguimos emplacar Jaú como cidade pré-selecionada para receber uma Faculdade de Medicina. Apresentamos ao MEC uma proposta que conta com a sinergia entre Prefeitura, que vai expandir sua rede básica de saúde em 2014, hospitais da cidade e instituição de ensino local. Este tripé e esta união foram recebidos com bons olhos em Brasília e são a chave do êxito nesta primeira etapa. O próximo passo é a visita técnica do MEC. Depois caberá à instituição de ensino interessada providencar as condições estabelecidas no edital para abertura das vagas. Agradeço e parabenizo ao nosso parceiro Deputado Newton Lima, ao secretário de Saúde, Gilson Scatimburgo, nossa Gerente de Convênios, Analice Maruschi, ao Laércio Peroni, Jr Bernardi, a Scila e toda a direção da Santa Casa de Jaú, ao Sheik e toda a direção do Hospital Amaral Carvalho e às Faculdades Integradas de Jaú pelo espírito de equipe e objetivo em comum. Agradeço também ao Ministro da Saúde e meu amigo pessoal,Alexandre Padilha pela disponibilidade em nos atender prontamente e sem agendamento prévio no Ministério da Saúde na última semana após nossa reunião no MEC.

ABAIXO, NOTÍCIA NO SITE IG
16 cidades de SP são escolhidas para receber curso de medicina
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3), a lista de 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos de medicina, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos. Entre os municípios, estão 16 do Estado de São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos

As cidades constam naa portaria do MEC publicada no Diário Oficial da União (DOU). Mais de 200 localidades se inscreveram para receber graduações de medicina em instituições de ensino superior privado nos territórios. Para serem selecionadas na primeira etapa, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes e não contarem com graduação de medicina.
Os municípios deverão deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência para garantir a criação dos cursos. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde da cidade. O resultado final da seleção será divulgado pela pasta no dia 20.

Mais Médicos

A seleção de municípios para a adoção de novos cursos de medicina faz parte do Mais Médicos, iniciado em julho, que tem o objetivo de levar mais profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e ao interior do País. O governo federal prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina, além de 12 mil em residência médica.

Com informações da Agência Estado