Grupo de humanização coloca livraria móvel para “rodar” na Santa Casa

O grupo HumanizaSanta, do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa de Jahu, colocou a Hospitoteca para “rodar” em todos os setores do hospital nesta semana. A Hospitoteca é uma pequena biblioteca móvel que atende a pacientes internados e seus acompanhantes. Ela foi feita pela equipe de manutenção da Santa Casa e ornamentada pela artista plástica Aninha Teixeira.
O projeto Hospitoteca foi criado em 2013 e atendia, até então, aos pacientes e acompanhantes do Centro de Hemodiálise, oferecendo livros e revistas de diversos gêneros para “passar o tempo” durante o tratamento.
A partir de agora, a biblioteca vai percorrer todos os setores da Santa Casa, emprestando publicações aos pacientes que estão internados bem como aos seus familiares. Além de proporcionar momentos de distração e relaxamento aos usuários, a ideia do projeto é também despertar o interesse pela leitura.
O primeiro dia de funcionamento da Hospitoteca nesta segunda fase do projeto foi um sucesso. A maioria dos pacientes e acompanhantes tomou emprestado algum livro ou revista da biblioteca móvel e elogiou a iniciativa. “Que bom ter revistas e livros para ler enquanto estamos aqui. Assim o tempo passa mais depressa”, disse o acompanhante de uma paciente que está internada há 7 dias e deverá ficar por mais 7. Ele também emprestou um livro para a filha, que passa as noites com mãe no hospital.
A Hospitoteca funciona graças a doações da comunidade. “Precisamos sempre repor nosso acervo já que muitos pacientes levam os livros para casa quando recebem alta do hospital e depois se esquecem de devolvê-los”, informou o grupo HumanizaSanta.
A Editora Loyola cedeu este mês vários livros de conteúdo religioso à Hospitoteca.
Quem puder doar revistas atuais e livros em bom estado deve entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone 3602-3210, com a terapeuta ocupacional Ana Lúcia.