Secretário de Saúde de Jaú pede exoneração e deixa cargo dia 30

FONTE: COMÉRCIO DO JAHU

O secretário de Saúde de Jaú, Gilson Scatimburgo, pediu exoneração do cargo. A solicitação para que deixe o primeiro escalão da Prefeitura ocorreu no dia 3 deste mês, após ter a confirmação de que foi aceito para desempenhar função na Secretaria de Estado da Saúde. Scatimburgo vai ser articulador da atenção básica nos municípios da região de Bauru, subordinado ao Departamento Regional de Saúde (DRS).

Ele fica no comando da secretaria até o dia 30 de abril. Até o momento não haveria nome definido para ocupar sua vaga a partir do dia 1º de maio. Reuniões foram feitas com o prefeito Rafael Agostini (PT) nos últimos dias, conta Scatimburgo, para discutir a nomeação de seu substituto, porém a decisão ainda não teria sido tomada. O secretário não confirmou se vai indicar pessoa de sua confiança para assumir a Saúde de Jaú.

Scatimburgo fala que pretendia há tempos atuar na Saúde do Estado e esse foi o motivo que o levou a deixar o grupo que administra o Município. Em março ele foi informado de que seria feita seleção para a função na atenção básica. Participou de entrevista e foi aprovado, o que o levou a decidir pela mudança. Sua decisão teria sido bem recebida por Agostini.

O prefeito falou ontem à noite sobre a saída e disse que, respeitados os critérios técnicos definidos pela equipe, é possível que a pasta continue com o PSD, presidido pelo médico Paulo Mattar.

“O secretário vai tomar as medidas cabíveis para acompanhar a transição. Nós vamos conversar com a equipe para definir o substituto, mas existe a possibilidade de ser alguém do PSD, com certeza”, disse o chefe do Executivo.

A saída de Scatimburgo é a segunda “baixa” anunciada na administração. O secretário de Negócios Jurídicos, Paulo Capelotto, deve deixar o primeiro escalão em breve, oficialmente também por razões pessoais.

Currículo

Antes de assumir a função em Jaú, Scatimburgo foi secretário-adjunto no Município, durante o governo de João Sanzovo Neto (PSDB), de 2001 a 2004, e diretor de Saúde da prefeitura de Dois Córregos, durante a gestão de Luiz Antonio Nais (PSDB), de 2005 a 2012.

Atualmente, a secretaria enfrenta dificuldade principalmente com aumento nos casos de dengue, com 87 registros positivos até a quarta-feira, dos quais 83 foram contraídos na própria cidade. Há ainda 107 exames que aguardam resultado. Em 2012 houve apenas três contaminações. (PRC e JGD)