Perguntas e respostas sobre doação de sangue!

QUANTOS LITROS DE SANGUE UMA PESSOA POSSUI?

Em média, um adulto tem cerca de cinco litros de sangue, mas a quantidade de sangue varia conforme o peso da pessoa.

POR QUE DEVO SER UM DOADOR DE SANGUE?

O sangue não se fabrica artificialmente, portanto não existe uma forma mais simples de salvar vidas. O organismo repõe o plasma em cerca de um dia após a doação e os demais componentes em algumas semanas. Você pode doar sangue a cada 2 meses (homem) e 3 meses (mulher).

QUE TIPOS DE RISCO EXISTEM PARA ALGUÉM QUE DOA SANGUE?

Não há perigo em doar sangue. Todo o material utilizado para retirar o sangue é descartável e esterilizado. A quantidade retirada é proporcional ao peso do doador.

Às vezes pessoas muito anciosas podem apresentar reações adversas à doação, como por exemplo: hipotensão arterial, sudorese e tonturas, que são sintomas passageiros.

PARA QUE É USADO O SANGUE?

As hemácias são transfundidas em caso de anemias ou grandes sangramentos, As plaquetas são transfundidas quando os pacientes não as possui em número suficiente ou sua qualidade não está boa para promover a coagulação. Os pacientes com câncer que são submetidos a quimioterapia, muitas vezes tem que ser transfundidos pois este tratamento diminui a quantidade de hemácias e/ou plaquetas.

O plasma constitui-se de 90 por cento de água, 7 por cento de proteína e quantidades muito pequenas de gorduras, açúcar e minerais. O plasma e os fatores de coagulação concentrados são necessários para pacientes com hemofilia e com outras perturbações que ocasionam sangramento.

O QUE TENHO DE FAZER PARA DOAR SANGUE?

Dirigir-se a um HEMOCENTRO ou entre em contato com o banco de sangue mais próximo para marcar uma hora ou para obter informações sobre a nova campanha que realizarão para a coleta de sangue.
Durma bem na véspera.

O QUE ACONTECE DEPOIS DE EU TER DOADO O SANGUE?

Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pela unidade para elevar o nível de açúcar em seu sangue e para iniciar a reposição pelo organismo com a ingestão de líquidos. Não fume durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. Compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue.

POSSO CONTRAIR ALGUMA DOENÇA ATRAVÉS DA DOAÇÃO DE SANGUE?

Não. Quem doa não corre risco de adquirir doenças. O material utilizado na coleta é descartável.

A DOAÇÃO VAI FAZER COM QUE EU ENGORDE OU EMAGREÇA?

Não engorda porque você não ingere nada. Não emagrece porque a quantidade de sangue retirado é reposta com a ingestão de líquidos, permitindo que o doador retome seu peso original.

SE EU DOAR, MEU SANGUE VAI ENGROSSAR OU AFINAR?

Nem uma coisa nem outra. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.

DOAR SANGUE VICIA?

Não. Se você nunca mais doar, nada vai acontecer. Mas sempre que for possível, doe.

QUANTAS VEZES EU POSSO DOAR SANGUE?

Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses.

MULHER GRÁVIDA, AMAMENTANDO OU QUE SOFREU UM ABORTO PODE DOAR SANGUE?

Não. A mulher não pode estar grávida e deve esperar três meses após o parto para doar sangue. Se estiver amamentando, ela deve esperar três meses após parar de amamentar. Se tiver sofrido aborto, deve esperar três meses.

VOU PERDER MUITO TEMPO PARA DOAR SANGUE?

Não. Desde a triagem até a doação você vai levar no máximo 40 minutos. Em dias mais movimentados você pode ter de esperar um pouco mais. Como não é necessário jejum, você pode doar até as 18:00 horas.

POSSO DOAR SANGUE SE FUI SUBMETIDO A UMA CIRURGIA?

Sim. Se a cirurgia foi de pequeno porte você pode doar sangue após três meses. No caso de cirurgia de grande porte espere seis meses para doar.

POSSO DOAR SANGUE PARA MIM?

Sim. Quando você for passar por uma cirurgia pode armazenar uma reserva de seu próprio sangue para o caso de precisar de uma transfusão, mas para isso procure o serviço de hemoterapia com bastante antecedência para que tudo ocorra como o planejado.

POSSO FAZER UMA DOAÇÃO DE SANGUE ESPECÍFICA PARA UMA PESSOA?

Desde que o seu sangue esteja dentro de todas as especificações necessárias é possível a doação, armazenamento e transfusão específica para determinada pessoa.