Dia do Rim é comemorado com exames gratuitos na Santa Casa

A Santa Casa de Jahu comemora o Dia Mundial do Rim no dia 12 de março com ações que, além de informar e conscientizar a população sobre as Doenças Renais Crônicas (DRC) e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, irão beneficiá-la com testes gratuitos de glicemia, aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea.
As atividades serão realizadas das 8h às 16h30 em uma tenda montada em frente à entrada principal da Santa Casa, na Rua Riachuelo. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaú, o Sesi e a Etec e contará com a participação dos Remédicos do Riso.
O tema da campanha deste ano é “Rins saudáveis para todos’’, um alerta à população com relação à adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e cuidados com as doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade, importantes causas de doença renal.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia vai distribuir material informativo sobre os fatores de risco para as DRC e sobre os cuidados com a saúde dos rins.
Uma estrutura de rins de arame será montada no local com bexigas azuis e vermelhas, que são as cores da campanha deste ano, para chamar a atenção das pessoas que passarem pela Santa Casa.
Segundo o nefrologista do corpo clínico da Santa Casa de Jahu Newton Sanfelice, o controle da pressão arterial e da glicemia é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças renais. Obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fumo, sedentarismo e a ingestão de menos de 1,5 litro de água por dia também são fatores de risco para o aparecimento de problemas renais. Conforme o médico já havia alertado na campanha do ano passado, o número de brasileiros com doenças renais está aumentando vertiginosamente e se esse quadro não for revertido até 2020 a população de doentes renais crônicos com necessidade de hemodiálise será muito grande, de forma que a demanda seria difícil de ser suprida.
Hoje, 116 pacientes fazem hemodiálise na Santa Casa de Jahu e 24 são submetidos à diálise peritoneal, ou seja, em casa. O setor conta duas salas – uma inaugurada este ano, e 30 máquinas.
Nos dias 12 e 13 também serão oferecidos lanches aos pacientes renais e seus acompanhantes no Centro de Hemodiálise da Santa Casa.