Prefeitura de Jahu inicia campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Secretaria de Saúde, realiza no período de 8 a 28 de novembro a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite Infantil.

Conforme a enfermeira do programa de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, é necessário proteger as crianças contra essas doenças para que no futuro elas se tornem adultos protegidos. “O vírus do sarampo ainda circula no Brasil. No Estado de São Paulo, já são sete casos confirmados da doença. Já a poliomielite está extinguida em nosso país, mas para que isso continue, precisamos vacinar as crianças todos os anos, pois ainda temos muitos países com a poliomielite circulando”, reforça.

Ainda de acordo com Ingrid, haverá dois dias “D” nessa campanha: dias 08 e 22 de novembro. Nesses dias, os postos de saúde e postos volantes estarão abertos das 8h às 17h para essa vacinação. Já durante a semana, apenas os postos de saúde aplicarão a vacina. Na zona rural, equipes estarão vacinando as crianças de sítios e fazendas nos dias 15 e 29 de novembro. “Contra a poliomielite, que é a gotinha, o público alvo são crianças de 6 meses completos até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já para o sarampo, que é uma injeção, todas as crianças com 1 ano completo até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a vacina. Os pais ou responsáveis precisam estar munidos da caderneta de vacinação”.

A poliomielite é uma doença contagiosa, que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal. O Brasil não registra casos da doença há 25 anos.

O sarampo é transmitido por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

Dias 08 e 22 de novembro
Postos de saúde e Postos volantes estarão abertos das 8h às 17h aplicando a vacina contra o sarampo e poliomielite

1. Centro Comunitário Vila Maria
2. Centro de Saúde I