ALESP presta homenagem ao trabalhador da saúde

Jauense está entre os 13 profissionais do Estado que receberam a honraria no dia 15

Na manhã de sexta-feira, dia 15 de maio, as galerias da Assembleia Legislativa de São Paulo ficaram lotadas com trabalhadores da saúde vindos das mais variadas regiões do Estado paulista para prestigiar a homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, comemorado em 12 de maio, que a Casa promoveu.

O deputado estadual Rafael Silva (PDT), autor do projeto que deu origem à lei que instituiu o 12 de maio como Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, iniciou os trabalhos enaltecendo os trabalhadores que se dispuseram a vir de tão longe para prestigiar o evento. “Esta homenagem é em respeito ao profissional que enfrenta desafios diários para salvar vidas e luta para vencê-los”, diz ele, que defende o projeto de redução de jornada para a enfermagem, alegando que é uma forma de dar mais dignidade aos profissionais que convivem diariamente com a fragilidade das pessoas e deixa claro que é e é contra a terceirização na área da saúde, que exige pessoas especializadas para serviços onde o risco de contaminação é existente.

Na visão do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e do Sindicato da Saúde Campinas e Região, Edison Laércio de Oliveira, o trabalho e a necessidade de reconhecimento da categoria é importante para o bom atendimento à saúde da população. “Homenageá-los é retribuir a dedicação deles quando o assunto é salvar vida”, pontua.

Além do presidente da Federação paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, e do deputado estadual Rafael Silva, compuseram a mesa o deputado estadual Davi Zaia e o secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, Canindé Pegado.

E todos foram unânimes em enaltecer trabalhadores que se dedicam diuturnamente a cuidar da vida, não medindo esforços para proporcionar o melhor para o paciente. “Homenageá-los é um dever da sociedade”, diz Pegado.

Além dos 13 representantes de cada sindicato filiado à Federação paulista da Saúde, este ano, houve uma homenagem especial a Pedro Alberto Tolentino, que foi aplaudido em pé pelos presentes. Pedro faleceu no dia 22 de março último, aos 55 anos, na cidade de Marília, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), depois de um ano lutando contra um câncer.

Edison fez um breve relato da vida do sindicalista, que integrou o Sindicato da Saúde de Campinas e Região por quase 30 anos e a Federação por 21, deixa uma grande lacuna. “Pedro foi perseverante na luta em defesa da categoria da saúde, foi um dos responsáveis pela elaboração da NR-32, a norma que tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde. Portanto, para mostrar nossa gratidão ao seu incansável trabalho, a sociedade, a categoria da saúde e, nós, seus colegas de luta, prestamos esta homenagem ao colega”, destaca Edison Oliveira.

Os homenageados

José Monteiro dos Santos – Sindicato da Saúde de Araçatuba