Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Curso de suturas é realizado no SindsaúdeJaú e nova turma já tem data marcada


25/02/2026

Treinamento reuniu profissionais da área da saúde e destacou a importância da qualificação para atendimentos rápidos e seguros fora  ou dentro do ambiente hospitalar

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Jaú realizou no dia 21 de junho, em sua sede, um Curso de Suturas Simples para Enfermeiros, ministrado pelas enfermeiras Ana Paula Mancini e Cláudia Aparecida Medeiros da Silva. A capacitação reuniu mais de uma dezena de profissionais interessados em aprender ou aperfeiçoar a técnica. Uma nova turma está sendo formada para curso a ser realizado em breve (DETALHES ABAIXO)

A atividade teve caráter prático e voltado ao cotidiano de enfermeiros que atuam em diferentes frentes da saúde, como ambulatórios de empresas e usinas, unidades básicas, hospitais, centros de detenção e outros serviços. O domínio da sutura permite que pequenos ferimentos sejam resolvidos no próprio local de atendimento, evitando deslocamentos desnecessários até hospitais.

De acordo com as profissionais que conduziram o treinamento, esse conhecimento amplia a autonomia do enfermeiro e melhora a resposta em situações comuns do dia a dia.

Uma das ministrantes, Cláudia Aparecida Medeiros da Silva, explicou que a aplicação da técnica pode facilitar muito a rotina em diversos ambientes de trabalho.

Segundo ela, entre os participantes havia uma profissional que atua no Centro de Ressocialização. Nesses casos, se algum interno precisar de sutura simples, o procedimento pode ser realizado no próprio local, sem toda a logística necessária para a transferência ao hospital.

A mesma lógica vale para trabalhadores do campo ou de usinas, que muitas vezes estão em áreas afastadas e podem sofrer cortes durante o serviço. “Com o enfermeiro capacitado, muitas situações podem ser resolvidas rapidamente no próprio ambulatório”, destacou.

Cláudia também explicou que o curso abordou suturas simples, com duração aproximada de três horas, formato que permite capacitações rápidas e objetivas. Ela acrescenta que outras formações também podem ser trazidas futuramente, como cateterismo umbilical, PICC (cateter central de inserção periférica) e uso de ultrassom por enfermeiros. Também são capacitadas a dar o curso do uso do ultrassom para enfermeiros.

Já a enfermeira Ana Paula Mancini, que atua na área há mais de duas décadas e é mestre em ensino em saúde, ressaltou que cursos de sutura costumam atrair estudantes e profissionais de diferentes fases da formação. Segundo ela, a capacitação é acessível inclusive para acadêmicos de enfermagem, já que não exige pré-requisitos complexos. Isso permite que estudantes dos primeiros anos tenham contato com profissionais mais experientes e ampliem seus conhecimentos práticos.

“A capacitação em suturas simples e botão anestésico vai muito além da técnica — é autonomia, qualificação e segurança para o paciente. Ver colegas buscando aperfeiçoamento é o que nos move. Para quem perdeu esse, boa: notícia: em junho teremos uma nova turma em Jaú.” Segundo ela, quem participa do curso recebe certificado e todo o conteúdo em formato de PDF para ser impresso. ‘Vão conseguir consultar a qualquer momento”

Nova turma já tem data

O interesse dos participantes foi tão positivo que uma nova edição do curso já foi programada. O próximo Curso de Suturas Simples para Enfermeiros será realizado no dia 13 de junho, um sábado, novamente na sede do sindicato, em Jaú. Os interessados podem buscar informações e realizar uma pré-inscrição diretamente com a enfermeira Ana Paula Mancini pelo telefone (14) 99786-9017.

 

 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br