A Federação Paulista da Saúde realiza no dia 15 de maio a tradicional homenagem a 31 trabalhadores da saúde de todo o Estado, em comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde (12 de maio). A sessão solene será no auditório Juscelino Kubitschek da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a partir das 10 horas.
O Sinsaúde participará com 19 homenageados, sendo um de cada sede do Sindicato. Com o apoio de diretores do Sindicato, hospitais e unidades de saúde escolherão representantes dos setores de Enfermagem, Apoio e Administrativo.
Os homenageados receberão diplomas de honra ao mérito, oferecido pelo Deputado Rafael Silva, autor do Projeto de Lei, que instituiu o 12 de maio, Dia Estadual dos Trabalhadores da Saúde, representando os 700 mil trabalhadores da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.
“A sessão tem o objetivo de reverenciar a categoria, mas principalmente de conscientizar os trabalhadores sobre a luta diária da classe por seus direitos e pela manutenção e avanço das conquistas”, explica o presidente do Sinsaúde e da Federação, Edison Laércio de Oliveira. O Sinsaúde planejar levar cerca de 450 trabalhadores ao evento.
Há mais de 20 anos que a Assembleia Legislativa homenageia os trabalhadores da Saúde de todo o estado. Em 2025, cerca de 600 representantes da categoria de diversas cidades do estado de São Paulo e levadas por 13 sindicatos da saúde filiados à Federação Paulista da Saúde, participaram da sessão na Alesp.
“Acreditamos que o processo de eleição dos representantes e cerimônia em homenagem aos trabalhadores da saúde será uma grande celebração para esta categoria, que se dedica tanto à nossa sociedade”, destaca a vice-presidente do Sinsaúde, Juliana Machado.
Dia do Trabalhador da Saúde
O Dia do Trabalhador da Saúde nasceu no Acordo Coletivo de Trabalho do Sinsaúde de 1990, já como feriado da categoria, como constava no documento publicado no Jornal Esparadrapo número 46, de março de 1991. O Acordo, naquela época, valia para toda as unidades de saúde das cidades de abrangência do Sindicato.
Depois disto, a data começou a se tornar lei em vários municípios, começando por Campinas, depois Marília e Tupã. Campinas aprovou a lei municipal na Câmara, no dia 30 de abril, e foi sancionada em 1º de maio, como Lei 11.212/2002. Marília aprovou projeto de lei na Câmara Municipal, em 29 de abril de 2002, e o prefeito sancionou a lei 5208/2002, no dia 27 de maio. Já Tupã aprovou projeto na Câmara no dia 6 de maio de 2002, mas o prefeito à época sancionou no dia 13 de maio.
Muitas outras câmaras municipais aprovaram leis que marcaram o 12 de maio como a data de homenagem à categoria, até que em 2004 foi aprovada a Lei Estadual 11.665/2004, de autoria do deputado Rafael Silva, instituindo o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. A lei não garante uma folga a mais para os trabalhadores, mas sim as cláusulas presentes nos acordos e convenções que o Sinsaúde assina com empresas e sindicatos patronais.
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região