Jaú   •  
   Página Inicial
   Associe-se
   Atendimentos
   Aniversariantes
   Acordos Coletivos
   Aviso Prévio
   Benefícios do Sócio
   Cantinho do Relax
   Recolhimento da Contribuição Sindical
   Convenções Coletivas
   Colônia e Clube
   Código de Ética
   Convênios
   Contribuições Online
   Cursos / Palestras
   Diretoria
   Eventos
   Espião Forceps
   Fale Conosco
   Galeria de Fotos
   História
   Homologação
   Links Úteis
   LEI: Auxiliar x Técnico
   Localize
   Notícias
   Seguro | Benefício
   Sindicato Forte
   Lazer com desconto
   Telefones Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nova temporada do Vozes da Saúde traz entrevistas sobre os principais temas de interesse da categoria


22/01/2026

 

A temporada 2026 do “Vozes da Saúde” começou. Já estão disponíveis dois episódios interessantes e importantes para a categoria. Os temas das entrevistas são: “Campanha Saúde Sim, Violência Não, as agressões precisam parar” e “A saúde mental em tempos de excesso de telas devido ao avanço tecnológico”. O programa semanal, conduzido pela jornalista Sirlene Nogueira, é produzido pelo Sinsaúde Campinas e Região, em parceria com a Federação Paulista da Saúde, sendo exibido todas as segundas-feiras, a partir das 12 horas, no YouTube do Sinsaúde e também pelo Spotify.
 
Informar, conscientizar e estimular a reflexão sobre temas desafiadores e relevantes para a categoria da saúde e que são de interesse da sociedade. Esses são os pilares do “Vozes da Saúde”, que convida a todos a acompanhar as entrevistas que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa. Desde o seu lançamento, em 30 de setembro de 2024, e no decorrer de 2025, foram produzidos 53 episódios pelo Departamento de Comunicação.
 
Para a assessora de Comunicação do Sinsaúde e apresentadora do programa, Sirlene Nogueira, o “Vozes da Saúde” vai além da informação. “O programa tem o compromisso de divulgar conteúdos que conscientizam os trabalhadores da saúde sobre seus direitos e, ao mesmo tempo, promove a reflexão sobre temas fundamentais para o bem-estar da categoria e também da sociedade”, destaca.
 
Canal de referência
 
Segundo o presidente do Sinsaúde Campinas e Região, Edison Laércio de Oliveira, o “Vozes da Saúde” foi criado com a missão de ser um canal de referência em informação para os trabalhadores da saúde. “Ao longo desses anos, o programa cumpriu esse propósito e vai seguir em 2026 ampliando sua abrangência, com conteúdo relevante que contribui para o enfrentamento dos desafios do setor da saúde e da sociedade”, destacou.
 
A diretora de comunicação, Adriana Botelho, explica que o programa sempre convida especialistas das áreas da saúde, trabalhista e de políticas públicas e trata de forma simples até os temas mais complexos. “Esse formato agrada a todos e, em 2026, a meta é ampliar a divulgação para a nossa categoria, que tem diferentes públicos, como os técnicos de enfermagem, administrativos e apoio”, disse.
 
Adriana ressalta que o tema saúde é de interesse global, mas que o desafio pontual para 2026 também será produzir programas com temas de interesse dos novos sócios do Sindicato. “O Sinsaúde ampliou o atendimento e agora oferece alguns tipos de serviços para os sócios de categoria diferenciada, como enfermeiros, farmacêuticos e radiologistas”, disse.
 
Temporada de 2026
 
Os entrevistados do episódio “Campanha Saúde SIM, violência NÃO, as agressões precisam parar” foram o diretor jurídico Paulo Gonçalves, que falou sobre os direitos dos trabalhadores e fez diversas orientações, e a diretora Adriana Botelho, que contou sobre como foi sentir na pele as agressões e o racismo no ambiente de trabalho.   
 
Já o episódio sobre a saúde mental em tempos de excesso de telas devido ao avanço tecnológico teve a participação do médico Breno Rattori, especialista da área de saúde mental, medicina preventiva e da família, com foco na promoção da qualidade de vida e no cuidado integral das pessoas.
 
Neste episódio, Rattori analisa as principais causas do adoecimento mental na atualidade, os impactos do uso excessivo das tecnologias e seus reflexos nos âmbitos do trabalho e familiar. Pós-graduado em psiquiatria, ele também aborda quais são as relações entre redes sociais e TDHA, ansiedade e depressão.
 
Para ele, um dos vilões da saúde mental, especialmente para aqueles que estão mais sensíveis emocionalmente ou têm pouca idade, é o celular conectado nas redes sociais. No trabalho, a consequência pode ser distúrbio emocional e dentro dos lares, o distanciamento afetivo, a redução do diálogo, da convivência e do vínculo emocional entre pais e filhos. “Hoje, muitas famílias estão fisicamente juntas, mas emocionalmente distantes”, destaca.
 
Perda de concentração
 
O especialista também chama atenção para o aumento de casos de ansiedade, depressão, déficit de atenção e dificuldades de socialização, especialmente entre crianças e adolescentes, que já nasceram inseridos no ambiente digital. Segundo ele, o consumo excessivo de conteúdos fragmentados gera sobrecarga mental, dependência psicológica e perda da capacidade de concentração.
 
Rattori também apresenta dicas para lidar melhor com esse novo mundo, onde a tecnologia dita as regras sobre o que consumir, como viver e se relacionar. Algumas delas são: estabelecer limites para o uso de celulares, criar horários livres de telas, incentivar atividades compartilhadas, fortalecer o convívio e resgatar momentos de afeto e diálogo.
 
O médico ainda alerta que as crianças e adolescentes não têm a capacidade cognitiva formada para distinguir, filtrar, o que pode ser assistido ou não nas telas dos celulares. Para ele, saber quais são os conteúdos consumidos para cada faixa etária é importante e, para isso, é preciso ter bom senso. “Cada família deve criar suas estratégias para um bom convívio”, disse.
 
Ele ainda destaca a importância dos pais olharem para o passado e lembrarem como viviam. “As crianças brincavam, jogavam bola, conversavam pessoalmente. Guardar o celular para fazer a refeição, por exemplo, resgatar os antigos modos de vida e de convívio familiar com lazer é importante para manter a saúde mental”, orientou.
 
Planos estratégicos do Sinsaúde para 2026
 
No decorrer de 2025, foram diversas entrevistas, e o último tema abordado em dezembro foi sobre os planos estratégicos do Sinsaúde para 2026. O presidente do Sinsaúde, Edison Laércio de Oliveira, fez um balanço dos primeiros meses de sua gestão e falou sobre os desafios deste ano, como a Campanha Salarial, o combate à violência no trabalho e a reativação do Departamento dos Aposentados e Licenciados. Além disso, também abordou sobre quais serão os impactos sentidos pela categoria da saúde durante a eleição presidencial do país e da Copa do Mundo.
 
Serviços
 
“Vozes da Saúde” é exibido toda segunda-feira, às 12 horas, no YouTube do Sinsaúde. Assista às entrevistas em https://l1nq.com/LVWe1. Veja também no Spotify: https://l1nk.dev/yJx4D
 
Fonte: Sinsaúde Campinas e Região
 
 
Sindicato da Saúde Jaú e Região
Rua Sete de Setembro, 462 - CEP 17.201.-480 - Centro - Jaú - SP
Fone (14) 3622-4131 - E-mail: sindsaudejau@uol.com.br