
Â
A iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) visa promover um alerta contundente sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelos profissionais de Enfermagem. A campanha destaca as profundas marcas de violência sofridas por enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, incluindo agressões verbais, psicológicas, fÃsicas e sexuais – muitas das quais que não são reportadas. O Cofen atua de forma contÃnua para garantir que esses profissionais sejam respeitados e protegidos, promovendo ações de valorização, incentivando denúncias, apoiando juridicamente vÃtimas de violência e mobilizando a sociedade e autoridades para mudanças na legislação. O apoio ao PL 6.749/2016 é parte fundamental dessa luta.
A violência contra profissionais de saúde precisa ter fim. Envie sua mensagem ao senador do seu estado pedindo a aprovação do projeto que aumenta as penas para crimes contra a Enfermagem. Acesse www25.senado.leg.br/web/senadores/em-exercicio, escolha seu estado e envie um pedido de apoio ao PL 6.749/2016. Você também pode marcar os senadores nas redes sociais para solicitar atenção ao projeto de lei.
Agressão fÃsica
Em casos de agressão fÃsica, dirija-se imediatamente à delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), fornecendo o máximo de informações possÃveis sobre o agressor e as testemunhas. Será necessário realizar um exame de corpo de delito. Informe sua chefia imediata e a direção da instituição onde trabalha.
Ameaça de agressão ou
agressão verbal
Registre um Boletim de Ocorrência (BO) presencialmente ou online. Comunique por escrito à chefia e direção da instituição de saúde e anote os dados das testemunhas para incluir no BO.
https://marcasdaenfermagem.cofen.gov.br/