
Â
A presidente do SindsaúdeJaú, Edna Alves, aproveitou a passagem da delegação do Coren-SP por Jaú nesta segunda-feira, 30 de junho, para fazer reivindicações ao Conselho Regional de Enfermagem. Um dos pedidos é para que o Coren realize plantão de atendimento na cidade para regularizar documentação e pendências financeiras que afetam os profissionais da categoria. A dirigente também solicitou ao Coren que traga para a cidade cursos de capacitação.
Edna conversou com o presidente do Coren-SP, Sérgio Aparecido Cleto, durante o programa Coren-SP Com Você, realizado nesta segunda-feira na Unoeste Jaú. O encontro, voltado a enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem, abordou as atribuições do Coren e as ferramentas de atendimento digitais à categoria. Também foram realizadas duas palestras, sobre empreendedorismo na enfermagem e sobre atendimento pré-hospitalar.
Â

Â
Edna disse ao representante do Coren que o trabalhador da enfermagem tem dificuldade em ir para as sub-sedes mais próximas (Botucatu e MarÃlia) e ainda nem todos conseguem resolver as questões de forma on-line. Ela também cobrou mais fiscalização do Coren aos hospitais, explicando que há falta de mão-de-obra e sobrecarga à categoria.
TRÊS DIAS - Em resposta à Edna Alves, o presidente do Coren-SP se comprometeu a agendar um plantão de três dias na cidade para que o trabalhador da enfermagem possa regulariza questões como registro, renovação de carteira e quitação de débitos. Sérgio Cleto disse que também pode atender à solicitação de cursos, por meio do projeto Capacita, que o Coren tem e promove cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional.
Â

Â
DENÚNCIAS - Sobre o dimensionamento, ou seja, a relação de número de profissionais de enfermagem e número de pacientes em um hospital, Sérgio Cleto disse que a responsabilidade é das entidades hospitalares. Segundo ele, apenas 70 fiscais atuam no Estado para avaliarem mais de 24 mil estabelecimentos. O número é insuficiente, por isso é preciso que ocorram denúncias para que o Coren possa averiguar e agir. A meta do Coren é abrir concurso para preencher 150 vagas..
CANAIS DO COREN - O dirigente do Conselho de Enfermagem atribuiu à equipe para que trabalhe na oferta de cursos na cidade de Jaú, de forma a atender toda a região. Segundo ele, é preciso mudar a imagem de que o Coren só serve para cobrar anuidade da enfermagem e punir profissionais.
Â

Â
A entidade completa 50 anos de vida e, segundo Sérgio Cleto, desenvolve projetos de capacitação profissional, fiscaliza o cumprimento regular da profissão e está expandindo suas unidades para todo o Estado, levando o posto do Coren para o Poupatempo.
POUPATEMPO - Hoje, a cidade com atendimento do Coren mais perto é Bauru, mas ele diz que Jaú está nos planos para dispor de um posto de serviço. Em relação aos serviços oferecidos em Bauru, ele explica que basicamente é possÃvel fazer de tudo envolvendo documentação e emissão de carteira e identidade. Outro caminho para facilitar o atendimento é por meio do site e aplicativo do conselho. Tem ainda o 0800 772-6736 e o WhatsApp (11) 3225-6300.
Â

Â
