Seguro | Benefício

Coleção de Mapas Municipais 2022 traz um panorama dos territórios municipais

08/05/2024

O IBGE divulga nesta terça-feira, 7/5, a Coleção de Mapas Municipais 2022 com o resultado do mapeamento dos 5.568 municípios brasileiros, do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com informações atualizadas até 31 de julho de 2022, produzidos a partir da Malha Municipal Digital. A Coleção de Mapas está disponível aqui

Com o objetivo de fundamentar as operações de coleta, apuração, análise e tabulação das informações geográficas e estatísticas associadas aos Censos, às Pesquisas Domiciliares e às Estimativas Populacionais Anuais, os mapas apresentam a divisão político-administrativa do país, a delimitação de áreas especiais, como terras indígenas, territórios quilombolas, projetos de assentamentos e unidades de conservação, além da delimitação das áreas urbanas, informações sobre o sistema viário e hidrografia das regiões.

Diogo Nunes da Silva, gerente de Infraestrutura de Dados e Serviços da Coordenação de Estruturas Territoriais, destaca os principais pontos do produto. “Os Mapas Municipais abrangem um panorama de todo país, com foco na comunicação funcional e simplificada, contemplando os seguintes níveis de informação: divisão político-administrativa, considerando as fronteiras internacionais, divisas estaduais, limites municipais e a divisão intramunicipal (Distritos e Subdistritos); delimitação de Áreas Especiais: terras indígenas oficialmente delimitadas, Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, projetos de Assentamentos e Unidades de Conservação; delimitação das áreas urbanas das cidades, vilas e núcleos urbanos; principais localidades rurais; pontos de referência locais; informações sobre o sistema viário e Hidrografia”, explicou Silva.

O Gerente de Divisão Territorial Brasileira da Coordenação de Estruturas Territoriais, José Henrique da Silva, explica a importância da atualização dos mapas para os agentes públicos. “Os mapas em formato GeoPDF são importantes pois materializam na forma de mapas os limites territoriais praticados pelo IBGE em suas pesquisas de uma forma mais acessível, simples e prática quando comparado aos formatos vetoriais disponibilizados através da Malha Municipal Digital, que requerem softwares específicos para serem visualizados. Por esta razão, os maiores usuários deste produto fora do IBGE são os agentes públicos municipais, estabelecimentos de ensino e o público em geral”, ressaltou o gerente.

Estes mapas foram gerados em linguagem Python a partir de um aplicativo criado no IBGE, combinando geosserviços de dados vetoriais dos bancos do IBGE e os melhores insumos existentes e, também, dados das operações censitárias com devidos armazenamentos de dados (2007, 2010, 2017 e 2022), dados de bases cartográficas diversas do IBGE, geosserviços gratuitos e os resultados dos trabalhos de campo de atualização, realizados pelas agências do IBGE.

Fonte: IBGE