Seguro | Benefício

Unoeste promove Esquenta da Feira de Profissões 2024

08/05/2024

Realizada pelo Marketing/Comercial e o curso de Psicologia, ação que consiste em orientação profissional, vai contemplar cerca de mil estudantes de 34 escolas de Prudente, Jaú e Guarujá

Jovens que ainda estão no ensino médio, estudam em escolas públicas e privadas e que já estão pensando em qual carreira profissional seguir no futuro estão tendo nesta semana a chance de serem submetidos a um teste profissional que indica, baseado em seus perfis, vontades e anseios e a profissão ideal para serem bem-sucedidos profissionalmente lá na frente. Tudo isso por meio do Esquenta da Feira de Profissões 2024, que agita os campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.  A ação de orientação profissional é uma realização do Departamento de Marketing, por meio do Comercial e Relacionamento da Unoeste, em parceria com o curso de Psicologia. Na segunda-feira (6) a noite, no campus 2 de Presidente Prudente, três escolas estaduais inauguraram as atividades, que serão realizadas até a próxima sexta-feira (10).

Acompanhados de professores, marcaram presença no primeiro dia de atendimento estudantes das escolas estaduais Arlindo Fantini (Jardim Belo Horizonte), Professora Anna Antônio (Parque Castelo Branco) e Fernando Costa (Centro). Eles foram recepcionados por uma equipe do Comercial da Unoeste e direcionados aos três auditórios do Bloco B3 onde estão sendo aplicados os testes: Azaléia, Primavera e Ipê.

De acordo com o coordenador do Comercial e Relacionamento da Unoeste, César Rafael, até sexta-feira, 34 escolas devem passar pelos três campi, contemplando cerca de mil estudantes do terceiro ano do ensino médio, que estão prestes a encarar o vestibular. Diferentemente de Prudente, em Jaú e Guarujá, os atendimentos vão se estender até amanhã, quarta-feira (8). “Nós pinçamos essa ação de dentro da Feira de Profissões, que geralmente ocorre em setembro, e acabamos antecipando para o primeiro semestre para já começar a preparar esses jovens, de modo que quando chegarem na Feira, já estejam orientados sobre a área que querem estudar. Dessa maneira, eles vão conseguir aproveitar mais o evento, inclusive as oficinas. Esse é o objetivo, fazer com que esses jovens venham focado e também prestar um serviço para as escolas no sentido de oferecer mais essa parceria, mais esse produto para despertar neles a vontade pelos estudos desde agora”, destacou.

O chamado Teste de Interesses Profissionais é aplicado nos três campi por alunos de Psicologia com a supervisão dos professores da disciplina “Orientação Profissional e de Carreira”. Em Prudente, essa disciplina é liderada pelo professor doutor em Psicologia Vinicius dos Santos Oliveira, que está mobilizando alunos do 5º termo na atividade com os estudantes do ensino médio. “O teste visa entender os interesses que essa pessoa tem relacionados ao mercado de trabalho, ao mundo do trabalho. Então, para qual profissão a personalidade dessa pessoa se direciona. Por exemplo: existem pessoas com suas personalidades mais ligadas às artes, outras, às engenharias, exatas, biológicas. Então, esse teste vai detectar isso e ajudar a pessoa a se conhecer um pouquinho melhor e escolher com assertividade”.

Essa personalidade vocacional está sendo detectada por meio do Riasec, que é uma sigla que agrupa os seis tipos/tipologias profissionais que, segundo o autor John Lewis Holland, seriam capazes de classificar todas as pessoas e todas as profissões. Esses seis tipos são nomeados da seguinte forma: Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional. A ideia é de que os interesses profissionais de uma pessoa podem ser compreendidos por meio do tipo mais pontuado por ela em um teste de interesses. “Na verdade, é uma escala que foi desenvolvida por um grupo do qual participou a professora Camélia [Dra. Camélia Santina Murgo, coordenadora do curso de Psicologia em Jaú]. Ela participou da criação desse instrumento, que foi validado por mais de 1.400 pessoas. Ele passou pelo Comitê de Ética, foi totalmente validado nos moldes de um teste científico e é disponibilizado para jovens entre 17 e 24 anos para ajudarmos a definir sua escolha profissional”, completou o professor.

Futuros profissionais

Em Prudente, os jovens Maria Júlia de Souza Pereira Silva e Rafael de Oliveira Vieira, ambos alunos da Escola Estadual Arlindo Fantini, chegaram ao campus 2 contando suas pretensões quanto ao futuro profissional. “Eu quero fazer Medicina Veterinária ou Zootecnia. Desde pequena tenho essa vontade porque sempre me dei muito bem com animais como cavalo e bois, por isso, já sei até que eu gostaria mesmo de atender animais de grande porte”, contava ela, entusiasmada, antes de fazer o teste. “Eu gostaria de fazer Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental. Passei a gostar muito depois que meus amigos me falaram bem dessas áreas e fui pesquisar mais sobre elas. Hoje, esse teste pode me encaminhar pra uma dessas duas áreas, vamos ver”, completava Rafael, minutos antes do teste.

Em Guarujá, o estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Gaia, Davi Ferreira da Conceição, de 17 anos, teve a oportunidade de fazer o teste nesta terça-feira. “Esse momento é muito importante porque é um norte para o caminho que buscamos. Saber o que vai fazer a gente feliz e o que vai fazer parte da minha vida daqui em diante é fundamental agora. Eu quero seguir para a área de fisioterapia ou da educação física pra sempre estar por dentro do esporte e nunca me afastar de algo que eu gosto”, contou o jovem que pretende estudar na Unoeste.

Já em Jaú, os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Galileu Galilei, Pollyana Ulian e Bruno Vaz, também participaram da ação no campus da universidade e aprovaram essa preocupação da Unoeste em norteá-los para a decisão certa na hora de escolher a profissão. “Em relação à escolha, eu já tenho em mente o que quero fazer, que é o curso de Letras porque gosto muito da área de educação. E chegando aqui, com todo o apoio que foi dado, com toda a ajuda dos profissionais aqui dentro, só confirmou essa certeza que eu já tinha comigo. Eu nunca tinha feito uma orientação profissional antes, mas, achei muito interessante essa iniciativa da Unoeste. É uma maneira de desenvolver nossa capacidade de escolha, nos auxiliando bastante nesse momento de vida que estamos”, comentou Pollyana.

“Eu também já cheguei com uma faculdade em mente que é na área ciências sociais. Durante a orientação profissional, não deu social, mas, eu entendi, conversando durante a orientação, que as ciências sociais pode ser algo que vai agregar no meu futuro profissional. Essa orientação é fundamental porque estamos nesse processo de escolha e sempre geram muitas dúvidas. Quando temos essa orientação, algo para ser aprendido e seguido, sempre nos ajuda a tomar a decisão certa”.

Se liga na programação!

Em Prudente, os atendimentos aos alunos das escolas vão ocorrer todos os dias até a sexta-feira (10), nos três auditórios do campus 2 que foram reservados justamente para a ação. De manhã, das 9h às 11h30 e a tarde, das 14h às 16h. Em Guarujá, o atendimento segue até esta quarta-feira (8), das 8h às 11h no período da manhã e das 13h às 16h a tarde. Em Jaú, os atendimentos foram encerrados na terça-feira (7).

Seja Unoeste!

Para quem deseja estudar na Unoeste, a universidade já está com o Vestibular Concurso de Bolsas em andamento. Clique aqui, conheça e inscreva-se em uma das opções de ingresso ofertadas pela Unoeste.

FOTO:

Pollyana Ulian é aluna do Colégio Galileu Galilei, em Jaú, e participou nesta terça-feira (7) da ação no campus da univesidade